Essas delicias vieram com tudo. Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.
Nao eh uma receita 'vapt e vupt', mas também nada complicado, boa pedida para um fim de semana. Selecionei quatro receitas ;)
Primeira receita:
Segunda receita:
200gr farinha de amêndoas (pode ser substituída por farinha de castanha do pará)
200gr açúcar de confeiteiro
250gr açúcar
200gr claras envelhecidas* (aproximadamente 5 ovos)*deixar na geladeira um ou dois dias
VOCÊ VAI PRECISAR
assadeira (evite usar de teflon)
papel manteiga
saco e bico de confeitar
corante em gel
MODO DE PREPARO
Aqueça a clara com o açúcar, até que ele se desfaça. Bata por 20 minutos, formando um merengue bem consistente. Coloque o corante em gel da cor que preferir. Em outro recipiente, misture a farinha de amêndoa com o açúcar de confeiteiro, peneire e acrescente ao merengue aos poucos, misture bem até que fique uma massa homogênea.
Coloque o papel manteiga na assadeira e com um saco e bico de confeiteiro grande, faça bolinhas pequenas e com uma distância de pelo menos 3.5cm de um para o outro.
Faça várias circunferências e deixe descansar por 10 minutos, após essa pausa leve ao forno médio por mais ou menos 20 minutos(já pré-aquecido). Retire do forno e deixe esfriar na assadeira, você vai perceber que o macaron vai se dividir em duas “partes”, uma mais porosa e cremosa por baixo e outra lisa e gordinha por cima.
PARA RECHEAR
Existem diversas formas de rechear seus macarons, eu gosto bastante de rechear com doce de leite ou geléias caseiras :)
Outras opções são: buttercream, ganache e até mesmo chantilly.
Quarta receita:
Fontes:
Youtube; http://nemavofazia.wordpress.com;http://tudogostoso.uol.com.br